quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Chapada dos Veadeiros - Somewhere over the raibow




Minha aventura começa em Alto paraíso, o portal de entrada da Chapada dos Veadeiros, uma cidade com aproximadamente 7.000 habitantes e que é considerada o coração da Chapada. . A população anda nas ruas vestindo batas e usam cristais e outros patuás pendurados no pescoço e em outras partes do corpo. Alguns moram nas chamadas casas de veadeiros que parecem bolas, iglus, pirâmides, gotas e outras formas mais. Existem muitas lojinhas que vendem cristais, pedras semi-preciosas e fazem atendimento utilizando diversas terapias holísticas.


Conheci várias pessoas que juraram de pés juntos que já tinham visto discos-voadores, aliás, todo o povo da região parece viver no mundo da lua, ou pelo menos algo bem próximo das estrelas.


Você sente as diferença logo que vai chegando na cidade, músicas New Age, Raul Seixas com a música do disco voador e Zé Ramalho com a música mistérios da meia-noite e muito reggae é claro. As pessoas conversam de chacras e outras coisas astrais como qualquer assunto corriqueiro, muito engraçado.


O que mais goste lá foi a trilha na fazenda lokinhas, ou melhor lá encontrei o que achei mais belo em toda a Chapada dos Veadeiros, diversas piscinas naturais que tinham as águas mais cristalinas e belas que já vi em toda minha vida. As águas tinham cores que variavam entre o azul turquesa e esmeralda. Eu como qualquer mineiro apaixonado por cachoeiras, já visitei centenas de quedas que vão desde as de dentro do país até algumas no exterior. Mas o que presenciei ali me deixou completamente extasiado. De uma beleza rara e tão fora do comum que transcende minha mente e não tenho palavras para explicar. O nome lokinhas vem de pequenas locas ou cavernas que existem tanto escondidas pelas quedas das cachoeiras quanto em vários terrenos da fazenda. A fazenda tem esse nome desde o século XIX. A trilha tem mais de 1 km e é praticamente toda feita de madeira suspensa sobre a vegetação e conta com uma ponte suspensa para atravessar o córrego, o que auxilia na preservação do ecossistema e ajuda a facilitar o acesso de crianças e idosos. As águas convidam para um banho e nos transmitem uma paz incrível que só então me fez entender o porquê da Chapada ser considerada um verdadeiro oásis espiritual. Nadar naquelas águas cristalinas foi uma experiência incrível e visitar aquele santuário me transbordou a sensação de gratidão pela vida.


Um meio de transporte bastante utilizada na Chapada são os moto táxis.


Em Alto Paraíso existem programas que vão de meditação até esportes radicais, é só escolher qual é sua tribo.


De lá parti para São Jorge, um povoado que não chegava a trezentos habitantes. Eu iria pegar um ônibus, mas um dos moradores me disse que estava indo pra lá também e acabei pegando uma carona com ele. Conclusão, ganhei um guia turístico local. Durante o pequeno percurso ele foi me explicando sobre todos os morros e paisagens típicas da chapada, mostrou-me onde estava localizado o Jardim de Maytrea. Ele parou, descemos do carro e ficamos ali por um tempo admirando a paisagem, ele continuava me dando explicações sobre tudo e sobre todos os centros energéticos do local, mas por um tempo minha mente divagou e eu só fiquei viajando no lugar, não conseguia prestar atenção em uma só palavra do que ele me dizia, e na verdade nem fazia questão, o lugar parecia falar por si mesmo, dispensava palavras. E imaginar que antes de descer do carro não tinha achado nada demais no Jardim. Percebi que as experiências espirituais vivenciadas na chapada emergem do nosso interior e não têm nada haver com qualquer relação religiosa. Depois de um tempo ele me cutucou e disse que tínhamos que ir. Por mim eu ficaria naquele lugar por mais um bom tempo, mas tínhamos que ir né?!



Chegando no povoado, procurei por hospedagem e vi que tinha desde uns dormitórios bem simples por R$10,00 até pousadas mais luxuosas. Fiquei hospedado no albergue Casa da Sucupira.O legal dos albergues é que eles sempre costumam ter várias atividades internas pra unir ainda mais a galera, almoços, jantares, sessões de filme e longos bate papos. Sempre gostei do clima familiar e cosmopolita que existe neles. Um ótimo lugar pra fazer novas amizades e conhecer gente de todas as partes do mundo. Depois que conheci um na Argentina, não troco por hotel de jeito nenhum.



O por do sol do cerrado é pura magia, um espetáculo a parte cada vez que o dia se vai. A noite chega e começam os papos místicos sobre disco voadores no albergue. Eu nunca vi um céu tão belo em toda a minha vida, o céu tão límpido e forrado de estrelas. As pessoas dizem que o local é o maior ponto de observação de discos voadores do planeta porque a chapada é o ponto mais luminoso do planeta e ainda por cima está assentado sobre uma placa de quartzo enorme. Pra aumentar ainda mais o motivo dos místicos a chapada encontrasse no mesmo paralelo que Machu Picchu. Em uma das noites vimos um ponto luminoso se movendo no céu, alguns ficaram eufóricos, mas logo o dono do albergue disse que se tratava de um satélite, pois tinha movimentos lineares. O papo rolava durante horas e o tema era sobre a existência de discos voadores. Alguns dos hóspedes juravam que já haviam visto e outros até de que conheciam casos de pessoas que já foram abduzidas, ou seja, se você um dia quiser ver um disco voador vá para a Chapada, não garanto que você verá, eu mesmo não vi nenhum, mas os moradores e visitantes afirmam que ali as chances são bem maiores.


Fiz duas trilhas no Parque Chapada dos Veadeiros, essas trilhas precisam de guias que custam R$ 60,00 por dia e podem ser pago pelo grupo que é previamente montado ou formado lá na porta do parque mesmo, como foi o meu caso. Nas trilhas você tem a oportunidade de ver a flora típica do cerrado, árvores de formas sinuosas e tortas, buritis, bromélias, orquídeas e uma infinidade de plantas, dentre elas a que considero a jóia do cerrado, Paepalanthus, ou chuveirinho como é popularmente chamada. Em meio da vegetação você faz uma trilha ouvindo sons de pássaros e insetos. Os mais frequentemente avistados foram os periquitos reis e as gralhas que faziam um barulho enorme quando nos aproximávamos. Mas com sorte você pode avistar um tamanduá ou até mesmo uma onça pintada. Mas o que eu vi foi paca, tatu, carcará e siriemas.


A primeira trilha nos leva até os saltos do Rio Preto, uma cachoeira com 80 e outra de120 metros. Eram majestosas e nadamos também no rio junto de vários peixes regionais. Depois por último, fomos até as corredeiras que são cascatas menores que nos permitem ficar debaixo delas sentindo suas águas caírem com pressão sobre o corpo massageando-o.


A segunda trilha nos leva até o cânion e a cachoeira Carioquinhas, lá tem bombeiros e guias que lhe informam onde você pode dar saltos sem correr riscos, a experiência foi demais.

Conheci o Vale da Lua que é fora do parque e apresenta formações rochosas maravilhosas e que foram esculpidas pelas águas em milhares de anos, e ainda tem piscinas naturais fantásticas para um banho. O nome é justamente devido ao fato de parecer que você está pisando em solo lunar. O lugar é lindo e aconselho simplesmente sentar em qualquer uma das pedras e apreciar a paisagem a sua volta.

Fiquei triste apenas quando falei com o dono do albergue que não queria ir embora porque ainda não havia conhecido tudo. Ele respondeu que se me consolar, ele mora ali a anos e também não conhece tudo, a chapada é enorme e cheia de surpresas


Voltei de carona com alguns amigos que fiz no próprio parque da Chapada e pra fechar a viagem com chave de ouro tinha um arco-íris maravilhoso no caminho. Se isso foi coincidência ou sincronicidade eu não sei, mas assim realmente tenho que concordar com os místicos em uma coisa, a Chapada é um pedacinho do paraíso.

6 comentários:

  1. Parabéns pelo post.. e pela viagem também !
    Deve ter sido maravilhosa..
    Valeu pelas dicas ! Estou indo pra lá sozinha agora em Janeiro e tava meio perdida sobre onde ficar, mas com certeza esse albergue me chamou TODA a atenção !
    Pelas fotos, levou câmera boa, né?
    Um ótimo ano novo pra vc.. tudo de bom ! E boas viagens.. sempre ! ;)

    Gabriela (souzagabby@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu post! Estou indo no feriado de finados com o meu namorado e certamente lembrar das suas dicas. Só uma coisa: vc acha que vale a pena alugar carro lá? Pq somos do Rio e o aluguel do carro para 4 dias está 300, fora gasolina. Vi que passagem de onibus para AP é 30 cada perna...o transporte para os parques é tranquilo? Moto taxi para casal fica complicado...rs Abs

    ResponderExcluir
  3. olá bom dia!
    achei muito bom seu blog eu já fui a alto paraíso foi tudo muito lindo fui a todas as cachoeiras de lá muito maravilhoso saber que existem lugares como aqueles ainda com tanta destruição e maus tratos ao nosso planeta guardo comigo muitas fotos que tirei lá e guardo principalmente no coração cada imagem real da natureza bjs

    Regina contato@reginnaferreira.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Xanndao, volte sempre aqui e fique consoco mais uma vez. Abraço. Casa da Sucupira

    ResponderExcluir
  5. Boas informações. Nunca fui lá, porém pretendo ir. Espero ir na baixa temporada... Nessa época de novembro e dezembro muita gente quer ir visitar... Eu quero ir apenas para meditar e curtir o que o contato com a natureza pode me proporcionar, nada de bebidas e demais recreações.

    ResponderExcluir
  6. Valeu pelas dicas Xandão.Quando eu chegar lá vou tentar fazer o mesmo roteiro q você fez e tentar conhecer mais lugares... abraços!!!

    ResponderExcluir