sábado, 28 de novembro de 2009

Cartagena das Índias - Colômbia


Quando se fala em Colômbia a primeira coisa que vem as nossas cabeças é sobre drogas e guerrilheiros, mas quem fala assim não tem a menor idéia do potencial turístico encontrado em Cartagena das Índias, considerada por muitos a jóia colombiana. Basta entrar pela Porta do Relógio que estará automaticamente se transportando para uma viagem ao tempo. Entre as muralhas você encontra onde residia a nobreza e é quase possível tocar a história e sentir a força histórica de Cartagena. Local onde negociava-se escravos da África, as casas colônias mostram-se imponentes como se quisessem amenizar com suas belezas aquele tempo amargo de escravaturas.


Cartagena foi fundada em 1533 e hoje tombada como Patrimônio Mundial da Unesco atrai gente do mundo inteiro. Impossível não se encantar com o tamanho charme daquela cidadela contornada pela extensa muralha que garantia proteção contra ataques de piratas e corsários. Ali certamente foi inspiração pra obra Piratas do Caribe, produzido pela Disney, onde é possível ver os piratas atacando uma vila aos sons de tiros de canhões. Foi o principal porto da conquista espanhola nas Américas. Cartagena conserva o ar colonial espanhol e é um convite a simplesmente se perder durante o dia andando entre as ruas estreitas com casarões coloridos de belas sacadas floridas e portas bem talhadas. O passeio torna-se ainda mais belo se você pegar uma carruagem e der um passeio.


E melhor ainda se for de noite, quando é possível ver as muralhas iluminadas artificialmente contornando a cidadela como se fosse um cinturão de ouro, assim como descreve García Márquez em seus livros. As muralhas também são um convite para dar um passeio ao entardecer do sol. Ainda mais belo é o Castelo de São Felipe de Barajas, uma das fortificações responsáveis por defender as baias.


Apenas isso já seria o bastante pra me encantar com cartagena, mas isso é apenas o primeiro impacto ao se chegar na cidade. De dia você pode visitar o museu do ouro, uma pequena amostra do que a no maior museu do Ouro do mundo em Bogotá, Colômbia também. Esse foi o que mais gostei. Tem também o museu de arte moderna e o museu naval que nos conduz ao tempo dos ataques piratas. Mas nem é preciso visitar o museu para se deparar com arte, é possível ver a escultura da gorda de Botero na rua mesmo, e ela é a atração do pedaço.


Não perca a oportunidade de saborear a culinária local com muitos frutos do mar e bananas verdes fritas, deliciosas.

Quando cai a noite, imperdível na Colômbia são as discotecas de rumba, salsa, merengue e outros ritmos caribenhos. E aí é só "bailar" até o dia raiar.




O dia nasce mais uma vez e é hora de curtir as praias. Visitar ilhas no arquipélago do Rosário é obrigatório em Cartagena. As águas claras do caribe são lugar perfeito para praticar snorkeling ou simplesmente dar um mergulho. Playa Blanca é uma das ilhas desse arquipélago e é o melhor lugar para nadar ou simplesmente fazer uma caminhada. Em outra ilha está o oceanário, lá vimos tubarões, tartarugas diversas espécies de peixes e a maior atração do local, os golfinhos que dão saltos e amam receber aplausos.



Seja pela história, pela badalação ou pelas paisagens naturais do mar do caribe, o que posso dizer é que Cartegena das Índias é uma cidade que realmente vale a pena e que certamente encanta
.
Alexandre Magno

Um comentário:

  1. combinação perfeita entre narração e fotografia; a ultima, como te disse, é uma das minhas paixões hauahuahuahuah

    ResponderExcluir